Post sobre a importância do Neuromarketing na elaboração dos Rótulos Sleeve

A importância do Neuromarketing na elaboração do Rótulo Sleeve

Segundo uma pesquisa Nielsen, empresa de informação, 70% das decisões de compra são tomadas quando as pessoas estão em frente às gôndolas. O estudo do neuromarketing na elaboração dos rótulos sleeve é essencial para que estas pessoas sejam direcionadas e influenciadas a adquirir um produto.

As marcas que souberem usar esta ferramenta de forma assertiva, por sua vez, ganham vantagem na concorrida busca por atenção. Vamos entender um pouco mais sobre o neuromarketing .

O que é Neuromarketing

Diferentemente do que costumamos imaginar, o comportamento humano é influenciado não só por fatores biológicos, como órgãos e hormônios, mas também por fatores culturais e sociais. Com esta premissa, o neuromarketing foi originado no final dos anos 90 por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Eles concluíram que Marketing e Biologia podem trabalhar juntos em busca da atenção dos clientes. O neuromarketing trabalha o cérebro humano com o objetivo de entender quais comunicações são mais importantes e influenciam nas decisões das pessoas. O intuito é desvendar os pensamentos, sentimentos e desejos subconscientes que lideram as decisões.

Estas características podem ser usadas também na elaboração dos rótulos sleeve.

Como aplicar o Neuromarketing na elaboração dos Rótulos Sleeve

Na prática, para construir os rótulos são realizados testes com o intuito de entender quais cores, tipografia e elementos chamam mais a atenção dos consumidores. A análise inclui entender quais estímulos esta construção leva às pessoas.

Entre os pontos fundamentais estão:

– Local das prateleiras que os clientes olham primeiro;

– Qual elemento da embalagem chama mais atenção;

– Qual a emoção que cada elemento de uma embalagem desperta no consumidor;

– Quais cores são fundamentais para conectar-se com o cliente;

– Qual a melhor linguagem desperta este interesse no público.

As emoções positivas precisam ser analisadas e aplicadas de forma assertiva. Para isso, os especialistas organizaram alguns pontos fundamentais, que são as regras de ouro do neuromarketing na elaboração dos rótulos sleeve.

Os Rótulos Sleeve da BR Films são capazes de oferecer cobertura total ou parcial de frascos nos mais diversos e inusitados formatos. Solicite um orçamento!

Rótulos devem sair do senso comum para ganhar destaque

Ser diferente é fundamental nas estratégias de marketing comum. No neuromarketing, as marcas precisam trazer inovações continuamente, mas sem ser radical a ponto de perder a sua essência.

O segredo é causar uma sensação de familiaridade, mas manter o tom de novidade, apresentando-se com uma marca que está ligada às tendências. Uma saída é promover mudanças que diferencie a marca das concorrentes, seja na linguagem ou cores, mas sem causar estranheza.

São exemplos as embalagens personalizadas com tamanhos que saem do padrão ou com algum tipo de transparência para aguçar o desejo do consumidor pelo que tem dentro.

Rótulos precisam ter facilidade de entendimento

O público entende a mensagem transmitida na embalagem do produto? A resposta a esta pergunta é fundamental para entender de que forma o cliente pode ser incentivado a comprar o benefício que o produto oferece.

Isto só é possível ao entender o que as pessoas que consomem o produto pensam, como se comportam e o que faria elas comprarem. Com este estudo, chega-se à persona, ou seja, o cliente ideal para o produto.

Ao entender os detalhes que envolvem as atitudes das pessoas é possível definir detalhes como:

– Qual a tipografia das letras no rótulo: elas devem remeter a algo mais jovial ou tradicional?

– Qual estilo de texto será escrito: descontraído, com linguagem solta, ou formal, de forma mais séria?

– Quais ilustrações estarão no rótulo?

No rótulo de um produto orgânico, por exemplo, o consumidor tem a expectativa de ver elementos voltados à natureza. Os tons de verde das plantas e marrom da terra costumam predominar.

No rótulo de um achocolatado, por sua vez, a expectativa é ver elementos relacionados a esporte e energia, que são os benefícios do consumo do produto. Então neste caso fotos de pessoas praticando algum tipo de esporte são uma saída.

A importância das cores do rótulo

Estudos indicam que 62% da construção do conceito de uma marca pelo consumidor tem como base a distribuição das cores na comunicação visual. Cada uma desencadeia um tipo de processo nas pessoas, mesmo que de forma inconsciente. Este é outro ponto fundamental para definir o neuromarketing na elaboração dos rótulos sleeve.

Uma dica é seguir a paleta de cores já utilizada pela mesma categoria do produto. Isso vai fazer o posicionamento entre os concorrentes ser parecido e haver uma referência do que é oferecido.

Entenda a influência das cores no consumidor:

– Amarelo: cor do otimismo e juventude. Tem o intuito de prender mais a atenção. A recomendação é usá-la somente no que é preciso dar destaque para não confundir o consumidor;

– Laranja: recomendada para usar em ações ou promoções. Instiga a alguma ação, como inscrever-se em um site;

– Rosa: tem relação com o romântico e com a inocência. Traz um ar de modernidade e os tons mais claros transmitem sentimento de proteção;

– Azul: transmite frescor, higiene e confiança na marca;

– Preto: recomendado para produtos de valor elevado, luxuosos.

Rótulos devem persuadir o cliente:

Os rótulos ideais precisam trazer uma linguagem que incentive a tomada de decisão pelo consumidor. Os gatilhos mentais são um exemplo de linguagem que induzem a esta ação. São palavras e expressões em específico que trazem à tona um impulso.

Palavras que induzem a uma afirmação são uma saída. Elas promovem um desejo e uma imaginação de que o produto é realmente bom e deve ser consumido. São exemplos termos como: “eu quero”, “você também pode”, “imagine este benefício”.

As palavras negativas devem ser deixadas de lado. Termos como “você não deve” precisam ser trocados por “você deve fazer isso”.

Outro ponto que influencia a reação do consumidor é a inserção de imagens de pessoas. Esta característica traz mais empatia para a comunicação pois conecta os clientes com pessoas reais que fazem uso do produto e aprovam.

Agora que você entendeu como construir um rótulo de forma atraente para conquistar o cliente, conheça mais sobre os Rótulos Sleeve da BR Films e solicite um orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Grupo Amaral Incorp

AMARAL INCORP LTDA

Rua Prefeito Antônio Martins Guimarães 891 – Distrito Industrial Coronel Jovelino Rabelo – Divinópolis – MG – CEP.: 35.502-285 – Telefone e Whatsapp (37)3229-7125